Bem vindo a este espaço que é um pouco de todos nós.
Nele encontrarás tudo o que de mais importante acontece na nossa escola e na comunidade em que a mesma se insere.
Ficamos também a aguardar sugestões, opiniões ou contributos teus para que possamos dizer que a página é verdadeiramente nossa…

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Lenda de S. Valentim - Dia dos Namorados

As comemorações de 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, como dia dos namorados, têm várias explicações possíveis, umas de tradição cristã, outras de tradição romana, pagã.
Valentim era um sacerdote cristão que viveu no tempo do imperador Cláudio II. Cláudio queria constituir um exército romano grande e forte. Não conseguindo levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra. E a solução que encontrou, foi proibir os casamentos dos jovens! Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem imperial e, ajudado por S. Mário, terá casado muitos pares em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro. A lenda tem ainda algumas variantes que acrescentam pormenores a esta história. Segundo uma delas, enquanto estava na prisão Valentim era visitado pela filha do seu guarda, com quem mantinha longas conversas e de quem se tornou amigo. No dia da sua morte, ter-lhe-á deixado um bilhete dizendo «Do teu Valentim».

Outra personagem que ligamos a este dia é Cupido.

Cupido, deus do amor na Mitologia Romana, era filho dos deuses Vénus e Marte. Andava sempre com seu arco, pronto para disparar sobre o coração de homens e deuses. Teve um romance muito famoso com a princesa Psique, a deusa da alma.
Cupido era o símbolo da paixão e do amor. Logo que nasceu, Júpiter (pai dos deuses), sabedor das perturbações que iria provocar, tentou obrigar Vénus a desfazer-se dele. Para protegê-lo, a mãe escondeu-o num bosque, onde ele se alimentou com leite de animais selvagens.
Cupido era geralmente representado como um menino alado (com asas) que carregava um arco e uma aljava com setas. Os ferimentos provocados pelas setas que atirava despertavam amor ou paixão nas suas vítimas.

6 comentários:

  1. Estas lendas sao muito
    fiches inclusindo a
    primeira.

    Henriqu Inacio

    ResponderEliminar
  2. Professor se não se importar pode me dizer onde eque é a queLe vidio sobre o Dom Afomsso Enrriques.Porque eu ja não me Lembro onde é?
    Andre Bird

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André, na mensagem de cima, "Livros Digitais", existem dois links.Carrega no primeiro. vais chegar a uma estante de livros. Escolhes o primeiro. Clicas nele e ja está. Mas andavas mesmo prdido porque não era nesta mensagem ;)

      Eliminar
  3. o dia dos namorados para mim é um dia espesial porque se pode estar com os namorados e se formos rapazes tar com a namorada.
    beatriz dos santos rocha

    ResponderEliminar
  4. estas lendas sao demais . porque explicao porque a isestencia desse tal dia a que damos o nome de sao valentim


    carolina carmo

    ResponderEliminar
  5. Eu adorei as tuas ledas que estavam muito fixes
    hugo alexandre

    ResponderEliminar